O Parque Estadual da Pedra Branca é considerado a maior reserva florestal em área urbana no mundo. Compreende um total de 12.500 hectares, onde se destaca o Pico da Pedra Branca, ponto culminante da Cidade com 1024 metros de altitude. SITE NÃO OFICIAL.
"Quero poder deixar esse mundo melhor do que encontrei..."



quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Registro 5° Mutirão Amigos do PEPB

No último dia 16 de Fevereiro, realizamos o primeiro mutirão do ano de 2013 e o 5° na contagem geral de mutirões. Isso representa uma grande vitória para nós Amigos do Parque Estadual da Pedra Branca, que através de muita persistência e perseverança pôde tornar esse sonho realidade. Isso claro com a ajuda de amigos e parceiros de outros grupos, sempre dispostos a participar.

Sabemos das dificuldades que ainda temos de enfrentar juntamente com a administração do Parque, porém se fizermos um balanço do Parque que conhecemos há 10 anos atrás (quando foi criado este site) com o atual, podemos dizer sim que o Parque melhorou e melhorou muito. Sabemos que há falta de material e ferramentas para que todos participem ativamente dos mutirões, mas aos poucos as coisas vão acontecendo. Tenho certeza disso.

Muitos amigos que estavam desacreditados já reconhecem esta mudança. E esse retorno é muito bom, pois estamos recebendo um número cada vez maior de voluntários interessados em participar das atividades. Para se ter uma idéia em nosso primeiro mutirão, realizado em Abril de 2012, compareceram em torno de 17 pessoas (incluindo os funcionários). Já neste último tivemos o comparecimento de 35 pessoas, entre voluntários e funcionários, ou seja, um número bem mais expressivo.

Antes da realização da atividade proposta, os voluntários tiveram a oportunidade de acompanhar a libertação de um lagarto Teiú (Tupinambis merianae), um dos maiores lagartos que vivem na Mata Atlântica. Para se ter uma idéia, o Teiú pode chegar a um metro e meio de comprimento. 

O amigo e professor de biologia Félix Herminio entrou em contato conosco durante a semana anterior ao mutirão para relatar que havia encontrado um rapaz com o lagarto, próximo a vertente do PEPB no bairro de Bangu. Ao conversar com o rapaz, o mesmo explicou que havia encontrado o lagarto abandonado e perdido na região, e que possivelmente o mesmo tenha sido vitima de caçadores locais, pois parecia haver sofrido maus tratos. O Prof. Félix explicou que era biólogo e que poderia cuidar do lagarto. E assim o rapaz entregou o Teiú para o professor.

E não poderia haver melhor momento para libertá-lo do que no dia do mutirão. E assim combinei com o Felix de levá-lo neste mesmo dia. Foi um momento lindo, ver o lagarto de volta ao seu habitat natural. Ele saiu tão rápido da gaiola que não houve tempo de fotografá-lo.

Após a libertação do Teiú, o grupo se dividiu em dois. A maior parte do grupo (os mais experientes) seguiu para realizar a manutenção na trilha do Açude do Camorim e os voluntários-mirins realizaram o plantio de mudas de espécies nativas, próximo a sub-sede do Camorim.

Dentre as atividades propostas e realizadas na trilha podemos citar: sinalização ao longo da trilha; poda da vegetação nos trechos mais fechados e retiradas de muitas árvores caídas.

Ao final do passeio, paramos para contemplar e fotografar o visual do Açude do Camorim e da Cachoeira. No retorno nos refrescamos na nova área demarcada para banho, próximo a sub-sede.

Agradecemos aos voluntários e aos profissionais e guarda-parques do PEPB por terem proporcionado um dia produtivo e agradável. Essa troca de experiências é muito importante! E tenho certeza que vamos melhorando a cada mutirão. Obrigada mais uma vez aos parceiros do SOS Trilhas-TQS, Destemidos, RJ Adventura, PNT pela divulgação e participação de seus integrantes. E muito obrigada a equipe e administração do PEPB por mais este belo trabalho em conjunto com os voluntários.



Prof. Felix apresentando o Teiú aos curiosos

o famoso Teiú 

Momento da libertação

Placa a ser afixada na entrada da sub-sede

Voluntários reunidos durante a apresentação

O volume d´agua estava alto

Fechamento de atalhos

Placas e material utilizado durante a sinalização da trilha

Colocação das setas 

Seta e atalho fechado

Placa indicativa para o Açude


Árvores sendo podadas

Momento em que encontramos a trilha mais fechada.

Inicio da limpeza neste local

Retirada de troncos caídos


Com a retirada dos troncos, aproveitamos para fechar o atalho



Trilha novamente aberta

Atalho fechado

O sub-chefe do Núcleo Camorim Bernardo satisfeito com o resultado

Momento de parada para descanso e para recuperar as energias

Visual do Açude entre árvores

Mais vista do Açude

O Açude do Camorim

Carla Scott apreciando a paisagem




Parte da equipe do PEPB que participou do mutirão. 
Muito Obrigada Vanessa! 
Parabéns pela garra e força de vontade sua e de toda a equipe!


Placa indicativa já afixada no limite do PEPB.

Parte da equipe de voluntários


Um comentário:

  1. Ngoài ra, chúng tôi còn cung cấp dịch vụ order hàng trung quốcmua hàng trung quốc giá sỉ để quý khách có thể nhập hàng quảng châu, hàng trung quốc với số lượng lơn, order giày dép trung quốc để quý khách kinh doanh, tiết kiệm được nhiều chi phí, mang lại nhiều hiệu quả trong kinh doanh

    Rất nhiều bạn đọc thắc mắc rằng đi nhật mùa nào đẹp nhấtđi du lịch nhật bản nên mua gì để có thể lên cho mình một chuyến du lịch tại đất nước mặt trời mọc này. Một đất nước với nhiều cảnh đẹp được nhiều du khách trong và ngoài nước biết đến. Hơn nữa, những mặt hàng điện tử tại nhật bản cũng rất được ưa chuộng, vậy trang web mua hàng nhậttrang web mua hàng điện tử ở nhật là gì. để có thể thuận tiện trong việc mua sắm hàng hóa online trên web nhật nên chọn đơn vị nào order hàng uy tín đây. tại sao nhật là nước mặt trời mọc có lẽ là một vấn đề nhiều bạn đọc vẫn còn chưa đượ biết đến. Hãy cùng tìm hiểu chi tiết nhé

    Nguồn:mua hàng trên amazon

    ResponderExcluir